Arte que vende: 7 tipos de artes mais vendidas

A maioria dos artistas usa suas obras de arte como forma de expressão criativa – para contar sua história e compartilhar uma mensagem para o mundo. No entanto, existem artistas que desejam obter algum lucro na indústria.

Obter alguns ganhos financeiros com a indústria multibilionária da arte parece justo. Mas antes de obter qualquer ganho, você precisa começar um negócio de arte, e conheça os tipos de arte que vende!

Em grande medida, existe mercado para qualquer tipo de arte. Você só precisa saber quem é seu público-alvo, posicionar sua empresa no local certo e atrair o tráfego certo. Por exemplo, um artista residente numa região turística pode considerar pintar algumas cenas locais e vendê-las ao turista. Isso pode gerar algum lucro.

No entanto, gerar o máximo lucro com um negócio de arte envolve descobrir o tipo de arte mais lucrativo. Neste guia, você descobrirá os 7 tipos de artes mais vendidas.

Arte cortada a laser

Em arte cortada a laser, feixes de luz são usados ​​para transformar folhas de material em designs atraentes e complexos. É uma interseção de criatividade e tecnologia. A versatilidade deste tipo de arte é ilimitada.

O corte a laser pode funcionar em uma ampla variedade de materiais, como madeira, couro, acrílico, papel, tecido e outros tipos de materiais. A versatilidade da arte cortada a laser a torna uma boa escolha para artistas que buscam explorar vários gostos e estilos artísticos. Ele pode ser usado para a criação de uma ampla gama de designs artísticos, desde ilustrações botânicas detalhadas até padrões geométricos minimalistas e qualquer coisa intermediária.

arte cortada a laser - xtool brasil - artes mais vendidas

Existe uma precisão incomparável quando se trata da produção de arte cortada a laser. Ao contrário dos métodos tradicionais de produção artística, máquinas de corte a laser oferecem precisão incomparável.

O alto nível de precisão ajuda os artistas a criar designs complexos com detalhes minuciosos. Um bom exemplo de onde a precisão das máquinas a laser entra em ação está nos arranjos em camadas que você vê na arte em madeira.

arte cortada a laser em madeira - xtool brasil - artes mais vendidas

A arte cortada a laser vai além de obras de arte visualmente atraentes; também existem artes funcionais nesta categoria – e podem ser na forma de itens de decoração para casa, joias e acessórios de moda. Imagine ter um abajur adornado com padrões geométricos elegantes – que farão uma mistura perfeita de utilidade e beleza.

A arte cortada a laser é uma boa opção para DIYers que desejam entrar no ramo da arte. Ao optar por cortadores a laser de mesa acessíveis, os amadores podem expressar sua criatividade e dar vida às suas ideias artísticas.

Arte gravada a laser

A popularidade da arte gravada a laser cresceu ao longo dos anos. Personalização, preço acessível e durabilidade são os principais motivos pelos quais a arte gravada a laser é uma das artes mais vendidas em todo o mundo.

Primeiro, a personalização e a customização são perfeitamente possíveis com arte gravada a laser. Imagine gravar sua assinatura exclusiva em tábuas de corte, datas em presentes de casamento ou placas exclusivas em joias. Bem, tudo isso é possível com a gravação a laser.

Acessibilidade e versatilidade são outras razões pelas quais este tipo de arte é um best-seller. A gravação a laser pode funcionar em vários materiais e a máquina é acessível. A arte gravada a laser é atraente e atrai clientes que procuram peças de arte exclusivas e acessíveis.

Arte em tela pintada gravada a laser - xTool Brasil - artes mais vendidas

Geralmente são obras de arte duráveis ​​e de alta qualidade. A arte gravada a laser é resistente ao desbotamento. O apelo visual e as características táteis dessas obras de arte também são excelentes. A gravação a laser adiciona alguns elementos texturais a uma obra de arte e isso ajuda a adicionar dimensão e profundidade à obra de arte.

Gravura

A gravura ocupa uma posição forte na indústria da arte e aqui estão as razões pelas quais é considerada uma das artes mais vendidas do mundo.

Acessibilidade: Ao contrário das esculturas ou pinturas, as gravuras são mais acessíveis a um público mais amplo. É uma forma de arte que a maioria das pessoas pode pagar.

Reprodutibilidade: Formas de gravura, como a serigrafia, podem ser usadas na produção de diferentes estilos e gostos artísticos. Também pode ser utilizado na recriação de estampas que estejam em edições abertas ou limitadas.

Investimento e colecionabilidade: As impressões de edição limitada tendem a ter um valor significativo e podem facilmente se tornar um item de colecionador. Isso vale para itens produzidos por artistas renomados. Esses tipos de arte normalmente atraem amantes da arte e investidores.

Singularidade e mérito artístico: As estampas geralmente possuem algum mérito artístico, e isso pode ser atribuído ao artesanato e habilidade necessários na criação desses itens. As estampas em edição limitada trazem uma sensação de exclusividade para o comprador — e isso as torna mais apetecíveis!

Decoração e Versatilidade: As estampas podem ser utilizadas em objetos funcionais como papéis de embrulho ou cartões. Também pode ser exibido como arte tradicional e inserido em arte de mídia mista. A versatilidade que acompanha as estampas as torna ideais para uso pessoal.

Valor informativo e educacional: a gravura vem com algumas histórias e comentários sociais. Eles normalmente refletem normas culturais, eventos históricos ou narrativas pessoais – a compra dessas impressões pode contribuir para a experiência educacional do comprador e também ser um ponto de partida para uma conversa.

Arte em Fibra

A arte em fibra ganhou alguma popularidade ao longo dos anos e existe um mercado dedicado para esse tipo de arte.

A arte em fibra tem normalmente significado cultural e uma história rica. Esses tipos de arte vêm com uma história impressionante. Pode ser atribuído a várias culturas em todo o mundo.

A sua herança rica e profunda confere-lhe significado e profundidade – e isso repercute nas pessoas que apreciam expressões artísticas tão únicas.

Eles também proporcionam imensa experiência sensorial e tato. A arte em fibra oferece uma experiência tátil elegante – e tais experiências não são encontradas em esculturas ou pinturas tradicionais.

Os materiais, texturas, fios com nós, dimensão dos tecidos e design feltrado envolvem vários sentidos – e isso convida o comprador a sentir, tocar e se conectar em um nível profundo com a obra de arte. Uma experiência sensorial única ajuda o comprador a apreciar mais a obra de arte.

Arte em Fibra - xtool brasil - artes mais vendidas

 

Finalmente, a arte em fibra é expressiva e terapêutica. A criação da arte com fibras envolve alguns exercícios meditativos e terapêuticos. Tricô, tecelagem e crochê envolvem alguns movimentos repetitivos e proporcionam uma sensação de foco e calma.

Fazer arte em fibra envolve algumas expressões criativas – e isso permite ao artista explorar ideias, histórias e emoções enquanto faz a arte em fibra. A sensação terapêutica da arte das fibras agrega algum valor a ela.

Atrai compradores que procuram práticas e saídas profundas e conscientes.

Cerâmica

A cerâmica é inegavelmente cativante e atrai tanto observadores casuais como entusiastas da arte. A arte cerâmica eleva os objetos do cotidiano a expressões artísticas, e isso agrega apelo visual e personalidade aos espaços residenciais. Arte em cerâmica, como canecas e pratos pintados, adiciona um pouco de cor aos espaços onde são encontrados.

cerâmica - xtool brasil- Artes mais vendidas

A arte cerâmica é um mundo diversificado e há algo para qualquer pessoa, independentemente do seu orçamento. Esteja você procurando canecas de grés rústico ou esmaltes vibrantes, há algo que cabe no seu orçamento, e os compradores não precisam gastar muito antes de adquirir qualquer uma dessas obras de arte.

Superfícies texturizadas e curvas suaves oferecem algumas experiências sensoriais que só podem ser sentidas com a arte em cerâmica. Essas obras de arte são duráveis ​​e podem ser itens apreciados que resistiram ao teste do tempo.

Esses tipos de obras de arte também vêm como peças assinadas ou em edição limitada – e atraem investidores de primeira linha.

Curiosamente, a cerâmica é uma obra de arte que pode ser criada tanto por artesãos iniciantes quanto por artesãos altamente qualificados.

Os iniciantes podem usar algumas técnicas simples para criar essas obras de arte e, como há uma grande comunidade de compradores para esse tipo de obra de arte, vendê-la não será um problema.

Arte de rua

A arte de rua é uma forma de arte que pode atingir preços elevados em leilões. Essas obras de arte são expostas em locais públicos e são acessíveis a todos.

A arte de rua é geralmente usada para abordar questões sociais, criticar práticas culturais, refletir sobre preocupações relevantes e oferecer comentários políticos. Como a arte de rua desperta o discurso social, ela tende a atrair diversos espectadores que olharão além da estética.

Existem vários materiais e técnicas utilizadas para a produção de arte de rua. Estas podem variar desde a simples pintura clássica em spray até instalações multimídia.

Há casos em que a arte de rua atinge o status de estrela do rock e conquista seguidores cult. Tudo isto aumenta o valor percebido da arte – e as obras de arte que são altamente percebidas pelo público tendem a atingir preços mais elevados no mercado.

Finalmente, a arte de rua promove um sentimento de unidade e comunidade. E poderia ser visto como uma obra de arte de código aberto onde vários artistas colaboram para criar uma obra-prima. Essas colaborações criam um sentimento de pertencimento e um ecossistema vibrante tanto para os espectadores como para os artistas.

Mídia mista

A mídia mista envolve uma combinação única de objetos, tecidos e tintas para criar algumas obras de arte elegantes. Não é uma obra de arte comum, sempre feita de material primário com alguns complementos.

E a mistura completa desses vários materiais cria algum apelo tátil e visual. Imagine obter uma mídia mista feita de tecidos delicados entrelaçados com vidro liso e pedras ásperas – isso criará algumas experiências dinâmicas para o comprador.

Ter mídia mista em uma sala pode servir como ponto de partida para uma conversa e também aumentar o apelo estético do ambiente. Há casos em que a mídia mista ganha um valor significativo ao longo do tempo – e possuir tal peça pode ser um investimento valioso.

Não existem materiais ou fórmulas fixas quando se trata de mídia mista. O artista escolhe o que compõe a obra de arte e usa diversos materiais para dar vida às ideias.

Além disso, muitos meios mistos são criados com materiais reciclados. E isso ajuda a promover a sustentabilidade do meio ambiente. Isto, por sua vez, incentivará práticas responsáveis ​​durante a criação de obras de arte.

Tais práticas ressoam entre colecionadores e compradores, pois eles gostariam de contribuir para isso.

Conclusão

Houve uma rápida evolução da indústria da arte. Hoje em dia, as obras de arte nem sempre estão confinadas a uma galeria física onde os compradores podem entrar fisicamente em uma loja antes de fazer uma compra. Esses porteiros (ou galerias) desapareceram hoje. E a internet possibilitou a venda de obras de arte no conforto da sua casa.

Hoje, as galerias têm uma forte presença na web – e as obras de arte são exibidas no site normal de uma galeria de arte ou em um aplicativo móvel. Tudo isso mostra que uma quantidade significativa de obras de arte está sendo vendida online – e isso não vai parar em nenhum momento!

Falando em vendas online, novos artistas na indústria poderiam considerar a venda de seus trabalhos em mercados online como Etsy ou eBay. Dessa forma, atingirão um público amplo sem passar por intermediários (ou atravessadores).

Para tirar o máximo proveito do seu negócio de arte, você deve considerar a venda de arte cortada a laser ou gravada a laser. Esses tipos de obras de arte são muito procurados e seu custo de produção é um tanto baixo.

Agora que você conhece os 7 tipos de arte mais vendida, qual arte mais vendida você incorporará ao seu negócio de arte?

Quer saber mais sobre a xTool? Acompanhe nossos canais

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário