Como evitar marcas de queimadura ao gravar madeira a laser
Categorias:
Se você já tentou gravar madeira com máquina de gravação a laser, você deve ter notado marcas de queimadura ou alguma descoloração na superfície e nas bordas do objeto. Geralmente acontece com quase todo iniciante que não sabe como evitá-lo.
A cor amarelada e as marcas de queimadura estragam completamente a aparência do objeto gravado/cortado. A pior parte é que você não consegue remover facilmente as marcas de queimadura, e as manchas amarelas geralmente nunca desaparecem. Assim, a prevenção é necessária ao usar o laser na madeira.
Neste artigo, discutiremos por que ocorrem marcas de queimadura e descoloração na madeira. Discutiremos as causas e as formas de evitá-lo. Também compartilharemos algumas das melhores máquinas que você pode usar para gravar madeira e os melhores tipos de madeira que você pode escolher.
O que causa marcas de queimadura durante gravação a laser ou corte de madeira?
A saída dos módulos laser é bastante poderosa; é capaz de gravar e cortar madeira e outros materiais rígidos sem complicações. Os raios laser aumentam rapidamente a temperatura da superfície e gravam/cortam o objeto.
Portanto, muitos usuários pensam que as marcas de queimadura na madeira após a gravação a laser são devidas ao laser de alta potência, mas isso não é verdade. Sem dúvida, uma potência intensa pode queimar madeira, mas se você ajustar a potência e a velocidade com precisão, nunca deixará marcas de queimadura devido à potência e da velocidade.
A principal causa das marcas de queimadura são os vapores produzidos durante a gravação a laser. Os vapores possuem partículas escuras que aderem à superfície e às laterais do objeto de madeira. A descoloração amarela também acontece porque a temperatura da fumaça é bastante elevada. Ele muda a cor original e a transforma em amarelo.
Assim, se você quiser se livrar das manchas de queimadura, é preciso cuidar da fumaça produzida durante a gravação/corte a laser.
Qual é a melhor madeira para gravação a laser sem queimar?
A queima da lenha é certa se você não cuidar da fumaça e selecionar as configurações corretas de velocidade e potência. Não depende do tipo de madeira.
Assim, para evitar queimaduras, é preciso tomar medidas preventivas e fazer o que for preciso. No entanto, você pode escolher tipos de madeira adequados para obter os melhores resultados.
Se estiver usando madeira macia, como amieiro, será necessário diminuir a configuração de potência e aumentar a velocidade do laser. A madeira macia não requer muita potência e longa interação do laser. Portanto, se estiver superexposto, você verá marcas de queimadura.
Em segundo lugar, a madeira que contém maior teor de resina tem maior probabilidade de apresentar marcas de queimadura. Porém, se você usar os acessórios certos e ajustar a potência e a velocidade de forma adequada, poderá até usar madeira com maior teor de resina.
Alguns dos melhores tipos de madeira para gravação são:
- Amieiro
- Tília
- Noz
- Carvalho
- Buxo
- Pinhal
- Madeira de cerejeira
- Bordo
Maneiras de evitar marcas de queimadura de gravação/corte em madeira
Com a ajuda de algumas dicas e truques, acessórios e ajustes, você pode facilmente evitar marcas de queimadura na madeira. Compartilharemos algumas maneiras eficazes que o ajudarão a prevenir marcas de queimadura. Você pode escolher o mais adequado ou aplicá-los um por um.
1) Use fita adesiva
Se você deseja se livrar de queimaduras superficiais durante a gravação a laser, esse é o melhor método. Antes de gravar, você pode aplicar fita adesiva na superfície do objeto de madeira. As marcas de queimadura aparecerão na fita e a madeira permanecerá segura. É a solução mais econômica, mas não evita as marcas de queimadura nas bordas que aparecem ao cortar a madeira com laser.
2) Use base/painel colmeia
Se você tiver marcas de queimadura na parte de trás da madeira, provavelmente é por causa da superfície ou base sob a máquina a laser.
Quando a máquina a laser grava ou corta o objeto, a fumaça e os vapores fluem na parte inferior do objeto. Causa marcas de queimadura visíveis. Portanto, é necessário um painel adequado para oferecer ventilação ideal e fácil passagem dos fumos.
A base/ painel do tipo colmeia é o melhor para esse fim. Acelera a exaustão dos vapores e evita a mudança de cor do objeto. Além disso, também protege a mesa ou superfície em que você está usando a máquina a laser.
3) Circulador de Ar
O circulador de ar é o principal acessório da máquina de gravação e corte a laser. Ele emite um poderoso sopro de ar que afasta os detritos e a fumaça do objeto.
A razão da mudança de cor da superfície é o acúmulo de fumaça quente. O ciculador de ar reduz a temperatura da superfície do material e evita marcas de queimadura e mudança de cor.
4) Ajuste a potência e a velocidade
Às vezes, a potência e a velocidade não são ajustadas adequadamente. Portanto, antes de gravar em qualquer objeto, é melhor realizar um teste de potência e velocidade. Isso lhe dará uma ideia melhor de qual potência e velocidade você precisa selecionar.
5) Aplicar Água
A aplicação de água também pode evitar marcas de queimadura na madeira. Você pode aplicar água na superfície. Funciona bem em pedaços finos de madeira se você puder submergi-los facilmente na água. Devido à água, os vapores não afetam a superfície da madeira.
Solução: Melhores Máquinas de Gravação a Laser para Madeira
A xTool D1 Pro é uma incrível máquina de gravação e corte a laser DIY. É uma máquina a laser de diodo e pode oferecer a máxima precisão e exatidão.
É ideal para gravar e cortar madeira e uma ampla gama de materiais, incluindo metais. Sua tecnologia única e recursos louváveis o tornam uma excelente escolha para entusiastas do laser, iniciantes, amantes do faça você mesmo, profissionais, artistas e pequenas empresas.
Existem três tipos de módulos laser disponíveis para o D1 Pro. O módulo laser de 5W é o que os gravadores procuram. Seu ponto de laser mede apenas 0,06 x 0,06 mm, o que oferece precisão máxima e detalhes finos.
Depois, há o módulo de 10W para gravação e corte. Ele pode cortar até 6 mm de madeira de tília em uma passagem e também gravar metal. O ponto de laser mede 0,08 x 0,06 mm.
O módulo laser de 20 W é o módulo laser de diodo mais poderoso, que pode cortar madeira sem complicações. Pode cortar até 10 mm de tília em apenas uma passagem.
Recomenda-se ter todos esses módulos de laser para gravar e cortar uma ampla gama de objetos e utilizar o módulo adequado para a tarefa.
Outra propriedade incrível do xTool D1 Pro é a precisão. A máquina é feita de metal e possui rodas e hastes de aço para movimentação do módulo laser. Todas essas coisas garantem uma precisão ideal de até 0,004 polegadas para o movimento e 0,007 polegadas para o reposicionamento.
O circulador de ar compatível com a xTool D1 Pro também está disponível. Seu sopro poderoso evita descoloração e marcas de queimadura. Oferece gravação perfeita e resultados de corte sem complicações.
A máquina pode gravar e cortar quase qualquer tipo de madeira maciça e compensado sem deixar marcas de queimadura. Sua ampla área de trabalho e suporte levantador permitem trabalhar em uma ampla variedade de objetos. Além disso, você também pode usar o kit de extensão para dobrar a área para gravar peças maiores de madeira.
xTool M1
xTool M1 é a nossa segunda melhor máquina para gravar e cortar madeira. É uma máquina híbrida de laser de diodo e corte de lâmina. É adequado para fazer itens para presentes e produtos personalizados.
Esta máquina é adequada para gravar detalhes finos com seu pequeno ponto de laser de 0,08 x 0,08 mm. A variante de 10W pode cortar até 8 mm de tília em apenas uma passagem. A gravação ultrafina oferece uma precisão de 0,01 mm.
A máquina está equipada com uma câmera embutida que ajuda a alinhar facilmente o módulo laser e realizar o processamento visual. Você também pode processar vários objetos ao mesmo tempo, pois pode detectá-los por meio de seu sistema de IA. Mais importante ainda, a máquina é capaz de ajustar o foco de acordo com o material.
xTool S1
A máquina de gravação e corte a laser xTool S1 pode vir equipada com o laser de diodo 40W ou 20W, dependendo do modelo que você escolher. Especificamente, a 40W pode cortar madeira de cerejeira de 18 mm, enquanto a de 20 W pode cortar madeira de cerejeira de 10 mm.
No entanto, o 20W tem um ponto de laser menor (0,06 mm * 0,08 mm) do que o 40 W (0,08 mm * 0,10 mm), o que significa que pode produzir resultados de gravação mais finos.
A xTool S1 possui vários acessórios para ajudar nos melhores resultados de gravação e corte a laser, inclusive é compatível com circulador de ar inteligente: elimina fumaça e resíduos, produzindo cortes finos, perfeito para gravação e corte em madeira.
Conclusão
As marcas de queimadura na madeira aparecem devido ao acúmulo de fumaça. As partículas aderem à superfície e mudam a cor original. Porém, com a ajuda de algumas dicas, truques e acessórios, é possível evitar marcas de laser. Compartilhamos algumas maneiras eficazes que você pode tentar. Além disso, compartilhamos algumas das melhores máquinas que podem fazer gravura em madeira com perfeição e limpeza. Os módulos laser são especialmente projetados para gravação e os acessórios auxiliam na prevenção de marcas de queimadura.
Comentários
Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar.