Como iniciar um negócio artístico em 9 etapas
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A arte é uma indústria multibilionária. Bilhões de dólares têm trocado de mãos no mercado de arte nos últimos anos, e ele não vai desacelerar tão cedo. Vendedores e compradores de arte são as duas principais peças que contribuíram para a expansão da indústria. Curiosamente, começar um negócio de arte não é ciência de foguetes – e qualquer criador de arte qualificado pode começar um e lucrar com a indústria em crescimento.
Os amantes da arte que desejam iniciar um negócio baseado em suas habilidades e paixão podem se sentir sobrecarregados. Esse sentimento é esperado, mas com as informações certas você verá que começar um negócio de arte não é tão difícil quanto parece. A primeira coisa necessária é a capacidade de produzir obras de arte de alta qualidade – e isso envolve o uso de bons equipamentos comomáquinas de gravação e corte a laser.
A exatidão e a precisão que acompanham o uso de máquinas de gravação e corte a laser são incomparáveis. É a melhor opção para artistas que irão projetar obras de arte muito complexas. A melhor parte é que essas máquinas são acessíveis e fáceis de manter.
Depois de obter suas ferramentas e criar belas obras de arte (mais sobre isso mais tarde), o próximo passo é iniciar um negócio de arte lucrativo seguindo estas nove etapas simples.
Etapa 1: Encontrando seu nicho
Encontrar um nicho pode ser a chave para construir uma comunidade apaixonada de clientes pagantes fiéis. Para encontrar o seu nicho, você precisa explorar o tipo de arte pela qual você é apaixonado . Quais estilos de arte, técnicas e assuntos mais atraem você? Você gravita em torno de um tipo específico de arte? Você precisa fazer alguma introspecção para descobrir quais são seus pontos fortes e fracos artísticos. Depois disso, faça uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado pode envolver o estudo da análise de tendências e do seu público-alvo. Quais são as tendências atuais na indústria e qual estilo de arte tem mais repercussão no público? Você também precisa ter um bom conhecimento das diversas artes que vendem. Além disso, você precisa descobrir quem é o avatar do seu cliente. Quais são seus hábitos de compra, dados demográficos e interesses?
As respostas às suas descobertas devem lhe dar uma ideia de qual é o seu nicho. Seu nicho ideal deve ser uma interseção entre suas habilidades artísticas, demanda de mercado e paixão.
Não tenha medo de ser específico. Começar um negócio de arte em torno de retratos de animais de estimação é muito melhor do que um negócio apenas em retratos. Finalmente, você precisa ter certeza de que há clientes potenciais suficientes disponíveis para comprar itens de arte em seu nicho.
Etapa 2: decida onde vender sua arte
Depois de definir um nicho, você precisa decidir onde vender sua arte. E isso envolve saber onde vender arte online, offline ou ambos.
Vender offline envolve abrir uma loja física ou expor suas obras em shows ou feiras. Envolve colocar as coisas certas no lugar – coisas que o ajudarão a vender arte localmente.
Para descobrir corretamente onde vender sua arte, você precisa levar estes fatores em consideração:
Seu estilo de arte e preço: que tipo de arte você está criando e qual é a faixa de preço de sua arte? Por exemplo, obras de arte premium não devem ser vendidas no porão de uma pequena igreja. Afinal, quem vem comprar arte nesses locais não procura obras de alta qualidade.
Seu público-alvo: você precisa saber quem é seu público-alvo e encontrar maneiras de exibir seu trabalho artístico nas plataformas que ele frequenta regularmente.
Falando em exibir seu trabalho artístico em plataformas, você deve considerar mercados online como Etsy ou eBay. Você também pode optar por exibir seu trabalho artístico em plataformas de mídia social, em seu site ou em feiras e galerias de arte locais.
Etapa 3: Escreva seu plano de negócios artístico
Seu plano de negócios de arte serve como um roteiro que o orienta no processo de estabelecimento e manutenção de um negócio de arte lucrativo. O plano de negócios deve ser conciso e focado. Sempre use uma linguagem profissional e clara durante o processo de redação. Evite jargões e termos técnicos desnecessários. Cada afirmação deve ser respaldada por pesquisas e dados para aumentar a credibilidade do plano de negócios. À medida que o seu negócio de arte cresce, você precisa atualizar o plano de negócios para refletir o crescimento do negócio.
Mas o que compõe o plano de negócios? O plano de negócios deve incluir peças vitais como:
- Sumário executivo
- Descrição do negócio
- Análise de mercado
- Estratégia de marketing e vendas
- Plano operacional
- Time de gerenciamento
- Projeções financeiras
- Avaliação de risco
No ramo executivo, você terá que apresentar seu negócio de arte, apresentar sua proposta de venda exclusiva (USP) e fazer um resumo de seus objetivos de negócio e projeções financeiras.
A descrição do negócio, a análise de mercado, a estratégia de marketing e vendas envolvem basicamente listar as operações comerciais regulares, quem é seu público-alvo e como você gerará leads e vendas para o negócio de arte.
Nas seções do plano operacional e da equipe de gestão, você deverá mostrar como é o seu processo de produção e espaço de trabalho. Você também deve mostrar quem são os membros da sua equipe (se houver). Se você for gerenciar o negócio de arte sozinho, terá que se apresentar claramente e destacar suas habilidades e experiência na seção da equipe de gestão.
Por fim, é preciso mostrar as projeções financeiras do negócio. Além disso, você também precisa anotar as maneiras de gerenciar os riscos do negócio.
Escrever o plano de negócios artístico não deve ser um processo complexo. Você pode começar com um plano de negócios simples e ajustá-lo à medida que sua empresa cresce.
Etapa 4: escolha o nome da sua empresa de arte
Como regra geral, você deve usar cerca de duas a três palavras ao escolher o nome da sua empresa de arte. Sempre evite nomes complicados que possam ser difíceis de lembrar. Simplificando, o nome da sua empresa de arte deve ser agradável, curto e memorável.
O nome da sua empresa deve refletir o que você está vendendo e também atrair o seu público-alvo. Por exemplo, se você está vendendo para os mais jovens da Geração Z, o nome da sua empresa de arte deve ressoar com eles, e não há nada de errado em incorporar uma ou duas gírias ao nome da sua empresa de arte.
Se não tiver certeza de como começar, você terá que considerar qualquer uma dessas ideias de nomes para empresas de arte.
Depois de definir o nome de uma empresa, você deverá verificar sua disponibilidade. Você pode fazer isso consultando a lista de nomes comerciais no site da diretoria local. Você também pode fazer uma pesquisa rápida no Google para ver se o nome da empresa está disponível para uso.
Por fim, você precisa dizer o nome da empresa em voz alta para ter certeza de que flui naturalmente.
Etapa 5: Obtenha as licenças, autorizações e seguros necessários
Licenças, autorizações e seguros protegem você de riscos legais. E os requisitos para obter uma licença ou autorização dependem da estrutura e localização do seu negócio artístico. Aqui estão as várias licenças e autorizações necessárias para o seu negócio artístico.
- Licença comercial básica: Independentemente de onde você reside, você precisará de uma licença comercial básica. A licença oferece a você a liberdade de conduzir seu negócio artístico sob seu nome registrado.
- Licença de imposto sobre vendas: Se suas obras de arte forem vendidas diretamente aos clientes, é necessária uma licença de imposto sobre vendas para o pagamento dos impostos sobre vendas.
- Licença de revenda: Esta é uma licença opcional e destina-se a artistas que compram obras de arte acabadas no atacado para revenda. A licença de revenda ajuda a eliminar a dupla tributação sobre o imposto sobre vendas.
- Licença comercial domiciliar: É também uma licença opcional e uma ótima opção para artistas que estão pensando em iniciar seu negócio artístico no conforto de suas casas.
Os principais seguros que devem ser obtidos para o seu negócio artístico são:
- Seguro de responsabilidade civil geral: Este seguro protege seu negócio de arte contra perdas financeiras que podem ser causadas por ações judiciais, danos materiais ou lesões corporais;
- Seguro de responsabilidade profissional: O seguro de responsabilidade profissional protege seu negócio artístico contra reclamações por erros ou negligência. Obter este seguro é opcional;
- Seguro contra acidentes de trabalho: Se houver funcionários para ajudá-lo a gerenciar as operações diárias do seu negócio de arte, você deve considerar obter um seguro contra acidentes de trabalho. O seguro cobre as despesas médicas de seus funcionários. Cobre também salários perdidos (nos casos em que o trabalhador sofra lesões relacionadas com o trabalho).
Para encontrar os requisitos necessários para obter as autorizações e licenças necessárias, considere consultar os sites do governo local e estadual. Esses sites devem mostrar como você pode obter as licenças, autorizações e seguros necessários para a operação de um negócio de arte na região.
Artistas residentes nos Estados Unidos deveriam considerar investigar a Administração de Pequenas Empresas local na rede Internet. As câmaras de comércio locais são outro local que oferece orientações sobre como obter a licença e autorização necessárias para o seu negócio artístico.
Por fim, você precisará dos serviços de um advogado para ajudá-lo a navegar pelo processo.
Etapa 6: crie sua arte
Nesse momento você terá que arregaçar as mangas e mãos à obra! Criar sua arte envolve usar as ferramentas certas — e é aímáquinas a laserentre. As máquinas a laser são ferramentas versáteis com precisão incomparável. Eles são construídos com incrível precisão e podem ser usados para criar obras de arte com padrões delicados e detalhes intrincados .
As máquinas a laser podem ser usadas para trabalhar em uma ampla variedade de materiais – e isso as torna uma boa opção para criadores de arte que produzirão obras de arte usando materiais como acrílico, tecido, madeira e qualquer coisa intermediária. A produção em lote também é possível com máquinas a laser. Essas máquinas podem produzir múltiplas variações (ou cópias) de uma obra de arte sem redução na qualidade.
A customização e personalização de sua arte também são possíveis com máquinas a laser. Ao contrário dos métodos manuais e tradicionais que levam muito tempo para a conclusão de tarefas complexas, as máquinas a laser são mais eficientes – e é necessária uma fração do tempo ao trabalhar com essas ferramentas.
Etapa 7: defina o preço de sua arte
Precificar obras de arte não é um processo fácil. Mas é uma das principais coisas que estabelece você como um artista profissional na indústria. Se você não tiver certeza de como definir o preço de sua arte, aqui estão alguns fatores que você precisa considerar.
Custos diretos: Os custos diretos envolvem despesas de estúdio, custos de material e tempo e mão de obra. Para despesas de estúdio, você deve considerar serviços públicos, aluguel e despesas gerais. Esse custo normalmente gira em torno do espaço do estúdio usado para o processo de produção. Os custos de materiais envolvem o cálculo do custo dos materiais de produção. Esses materiais podem ser tela, tinta ou madeira. Você também precisa levar em consideração o tempo usado para sua produção artística. A taxa horária deve ser atribuída ao tempo para obter o valor monetário do tempo de produção.
Custos indiretos: incluem custos com despesas comerciais e custos de marketing e promoção. As despesas comerciais incluem taxas de serviços de contabilidade, honorários advocatícios e outros custos relevantes para o negócio. Os custos de marketing e promoção incluem o custo de promoção nas redes sociais, publicidade, manutenção do site (se houver) e assim por diante.
Os custos diretos e indiretos devem ser levados em consideração antes de definir um preço para sua obra de arte. Caso contrário, você venderá sua arte com prejuízo.
Além disso, você precisa estar atento ao valor de mercado percebido de sua obra de arte. Para isso, pesquise os preços de obras de arte semelhantes às suas. Você precisa descobrir se essas obras de arte semelhantes são produzidas por artistas mais consagrados e respeitáveis. Artistas respeitáveis já têm uma comunidade de compradores e são mais propensos a cobrar preços mais altos por suas obras de arte.
A localização do seu público-alvo também desempenha um papel na determinação do preço da sua obra de arte. Compradores de determinados grupos demográficos provavelmente pagarão mais pelas obras de arte do que outros compradores.
Finalmente, você precisa definir uma estratégia de preços. Você pode considerar preços baseados em custo, valor ou mercado. Com o preço baseado em custos, os preços da sua obra de arte são determinados pelos custos de produção – custos diretos e indiretos. O preço baseado em valor concentra-se no valor percebido da obra de arte. E os preços são baseados no seu nível de habilidade e na singularidade percebida de sua obra de arte. Na precificação baseada no mercado, os preços das obras de arte são ajustados para se alinharem aos preços de obras de arte semelhantes no mercado.
O preço da sua obra de arte deve refletir o tempo e o esforço investidos na produção da obra de arte. Coloque com confiança um preço justo em seu item.
Etapa 8: Comercialize suas obras-primas
Comercializar suas obras-primas envolve conectar seu público-alvo ao seu negócio e, posteriormente, vender sua arte para eles. Para fazer isso, você deve:
- Tenha uma presença online forte: isso envolve a criação de um site elegante onde você exibe seu portfólio, ter contas de mídia social envolventes, aproveitar as vantagens dos mercados de arte online e, possivelmente, iniciar um blog.
- Priorize networking e marketing offline: sempre participe de exposições e feiras de arte e conecte-se com outros artistas. Essas interações offline serão úteis no futuro.
- Aproveite as vantagens da publicidade e promoção pagas: anúncios online como Google e Facebook Ads são maneiras seguras de alcançar seu público-alvo em todo o mundo. Simplesmente otimizando suas opções de segmentação de anúncios, você poderá exibir seus produtos para as pessoas certas. Além dos anúncios online, você deve considerar a colaboração com influenciadores. Um único conteúdo promocional do influenciador certo certamente gerará leads e vendas para o seu negócio de arte.
Etapa 9: comece a vender sua arte online
Vender arte online é uma forma gratificante de alcançar novas pessoas e desenvolver um negócio de arte lucrativo. Aqui estão algumas etapas fáceis para ajudá-lo a começar a vender arte online.
- Escolha uma plataforma: você pode optar por mercados online como o Etsy ou focar em plataformas de mídia social. Alternativamente, existe a opção de construir um site elegante para o seu negócio ou usar galerias online;
- Configure uma loja online: para aproveitar ao máximo sua loja online, você precisa tirar fotos (ou vídeos) impressionantes de sua arte e carregá-los na loja. Cada obra de arte na loja online deve vir com uma descrição atraente e os preços devem ser escritos corretamente. Você precisa ser transparente sobre suas políticas de devolução e processos de envio;
- Use a prova social para construir confiança: Provas sociais, como avaliações e depoimentos, são formas confiáveis de construir confiança online. Sempre mostre o feedback positivo que você recebe de clientes anteriormente satisfeitos.
Conclusão
Começar um negócio de arte não é um processo totalmente fácil – mas vale a pena cada esforço investido nele! Os amantes da arte que desejam lucrar com sua paixão podem começar encontrando o nicho certo. E o seu nicho deve ser uma interseção entre o tipo de arte que você adora produzir e o que o público-alvo deseja.
Não existe capital inicial fixo para um negócio de arte. No entanto, você precisará calcular o valor necessário para a taxa de registro comercial. Você também precisa definir um orçamento para seus materiais de produção.
Os novatos no setor devem se concentrar em encontrar clientes pagantes. E isso envolve duplicar os esforços de vendas e marketing. Precificar uma obra de arte é um processo complexo e, seguindo as instruções deste guia, você descobrirá como precificar sua arte.
Agora que você sabe como iniciar um negócio de arte, em qual nicho irá focar?
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