laser de CO2 x laser de diodo: qual o melhor tipo de laser?
Categorias:
Máquinas de corte e gravação a laser são comumente usados e disponíveis hoje em dia. Muitas pessoas os utilizam para criar todo tipo de artesanato e projetos para deixar a casa mais doce, usá-los como presentes para amigos e familiares ou vendê-los online para ter uma renda extra.
Entre todas as máquinas a laser, o tipo de laser CO2 e Diodo são usados pela maioria das pessoas. Mas se você ficar confuso sobre as diferenças entre eles e qual laser é perfeito para o seu projeto de gravação e corte a laser ou negócios, você não está sozinho.
Todos esses tipos de gravadores a laser têm características, prós e contras distintas e são usados para finalidades diferentes.
O que é um laser de diodo?
Máquinas a laser de diodo são um tipo de laser de estado sólido. Um diodo é um semicondutor feito pela combinação de materiais do tipo p e do tipo n. Um lado do diodo é do tipo p e o outro lado é do tipo n.
Os materiais do tipo p e do tipo n são unidos e a junção é chamada de junção pn. Feixes de laser são emitidos a partir desta junção.
Depois de aplicar a diferença de potencial nas extremidades do diodo, os elétrons do tipo n viajam em direção ao tipo p, e os buracos no tipo p viajam em direção ao tipo n, que funciona de forma semelhante aos LEDs, mas a saída é muito intenso e coerente, constituído por uma única frequência. Vários diodos laser são usados para alta intensidade, que é comumente chamado de banco de diodos.
Os feixes provenientes dos diodos são desviados por meio de espelhos e passados por lentes convergentes. Eles convergem os feixes de laser em um ponto muito fino que produz calor intenso. O material sobre o qual os raios laser incidem vaporiza rapidamente.
O que é um laser CO2?
Nomeado após o gás usado dentro do tubo de descarga,Gravadores a laser CO2 foram os primeiros lasers a gás inventados em 1964. Eles agora se tornaram um dos tipos mais comuns de gravadores a laser no mercado e são amplamente utilizados por pequenas empresas.
Em um gravador a laser de CO2, um tubo de descarga é preenchido com vários gases (também conhecido como tubo cheio de gás), mas o CO2 está na proporção mais alta, razão pela qual o laser é chamado de laser de CO2. Os outros gases dentro do tubo de descarga são hidrogênio, hélio, oxigênio, nitrogênio e xenônio.
Existem dois eletrodos nas extremidades do tubo de descarga. Quando uma alta voltagem é aplicada aos eletrodos, as moléculas de nitrogênio são excitadas. No estado excitado, as moléculas estão em um estado vibracional metaestável. Essas moléculas excitam as moléculas de CO2 presentes no tubo de descarga. Quando as moléculas excitadas de CO2 entram em contato com as moléculas de hélio, uma energia intensa é liberada na forma de luz ou fótons. Esses fótons são os feixes de laser usados para cortar e gravar materiais.
Os raios de luz ou laser que saem do tubo são bastante poderosos. Eles aumentam instantaneamente a temperatura do objeto que entra em contato e vaporizam o material rapidamente.
Máquinas a laser de diodo x máquinas a laser de CO2: qual laser escolher?
1. Materiais que os lasers podem cortar e gravar
A decisão de selecionar um tipo de laser depende dos materiais que você deseja gravar e cortar e do que a máquina a laser pode fazer. Em primeiro lugar, se um laser pode cortar certos materiais, também pode gravá-los. Mas se um laser grava certos materiais, não é necessário que ele seja capaz de cortá-los. Para cortar, é necessária alta potência em comparação com a gravação.
a. Materiais compatíveis com gravadores a laser de Diodo
Se você deseja uma máquina a laser para criar ou iniciar um pequeno negócio, um laser de diodo é uma opção adequada, pois pode cortar e gravar uma ampla variedade de materiais que normalmente usamos. As máquinas a laser de diodo podem cortar facilmente madeira, compensado, acrílico (opaco), papelão, papel e couro. Esses são os materiais comuns que quase todas as máquinas de diodo laser podem cortar de acordo com sua potência.
Os materiais que podem ser gravados por um gravador a laser de diodo são madeira, compensado, acrílico, papel, couro, metais, vidro, cerâmica e mais alguns materiais.
b. Materiais compatíveis com gravadores a laser CO2
As máquinas a laser CO2 são melhores que as máquinas a laser de diodo em termos de corte de materiais. Eles podem cortar e gravar uma ampla gama de materiais. E devido ao seu comprimento de onda de 10.640 nm ser absorvido pela maioria dos não-metais, os gravadores a laser CO2 podem funcionar em quase todos os não-metais.
Um laser CO2 pode cortar madeira, compensado, MDF, acrílico (todas as cores), espuma, papel, papelão, couro, plástico, tecido e borracha. Os materiais que um laser CO2 pode gravar são acrílico (todas as cores), madeira, compensado, MDF, couro, plástico, tecido, borracha, tijolo, cerâmica, osso e metais revestidos.
2. Potência do laser
Os iniciantes precisam entender algumas coisas ao considerar o poder de uma máquina a laser. Existem três tipos de classificações de potência mencionadas para máquinas a laser. Os dois tipos são potência óptica/de saída do laser, energia elétrica do laser e potência da máquina.
A potência da máquina refere-se à potência de entrada das máquinas. Não representa o poder de um laser. A segunda é a energia elétrica do laser, que é a energia elétrica de entrada captada pelo módulo laser. A potência está relacionada ao módulo laser, mas não representa a capacidade do laser de gravar e cortar um objeto. No entanto, pode ser usado para entender o consumo de eletricidade do módulo laser.
A potência mais importante é a potência óptica/de saída do laser. É o poder que mostra a capacidade de cortar e gravar materiais. O laser que sai do módulo possui potência óptica, e os compradores precisam ver essa potência para entender o que uma máquina a laser pode fazer.
A potência nominal da máquina é sempre a mais alta e depois vem a potência elétrica do laser e, finalmente, a potência óptica do laser. Por exemplo, uma máquina a laser de diodo tem potência óptica de 10W, potência elétrica de 40W e potência de máquina de 60W. Os iniciantes ficam confusos entre a potência elétrica do laser e a potência óptica. Algumas empresas também enganam as pessoas, informando-lhes a energia elétrica em vez da energia óptica. Assim, você sempre precisa ver a potência óptica da máquina para comparação.
a. Potência óptica de gravadores a laser de diodo
Os lasers de diodo têm a potência óptica mais baixa em comparação com outros tipos de gravadores a laser. Eles são normalmente de 5 a 40W. No entanto, eles podem cortar e gravar todos os materiais que discutimos. Mesmo esse baixo consumo de energia é adequado para pequenas empresas. Se a potência for baixa, serão necessárias mais passagens para cortar ou gravar os materiais.
xTool introduziu o módulo de laser de diodo mais poderoso do mundo com 40W potência óptica. O módulo é muito potente, podendo cortar madeira de até 18 mm em uma passagem. Ele faz o trabalho com rapidez e alta precisão. Aumenta a eficiência de gravação e corte de um gravador a laser de diodo.
b. Potência óptica de gravadores a laser CO2
Máquina a laser CO2 são mais poderosos que os lasers de diodo. Eles podem cortar mais objetos, pois os raios laser fornecem mais energia térmica. A potência óptica dos lasers de CO2 varia de 40W a 300W, tornando a máquina excelente para cortar e gravar mais materiais.
3. Preço
Se você é um entusiasta do DIY ou está apenas iniciando seu pequeno negócio, um gravador a laser de diodo de mesa é uma opção atraente devido ao seu preço acessível.
No entanto, à medida que a sua pequena empresa floresce e as suas necessidades evoluem, poderá considerar atualizar para uma máquina a laser CO2 maior compatibilidade de materiais, maior eficiência, corte mais espesso e gravação mais profunda.
Melhor máquina a laser de diodo
xTool S1, a máquina mais recente da nossa linha, atualmente é o cortador a laser de diodo fechado mais poderoso disponível. Sua variante principal apresenta um módulo de laser de diodo de 40 W, comparável em potência ao que a maioria das máquinas a laser de CO2 oferece. Pode cortar 18 mm de madeira em uma única passagem.
A xTool S1 também se destaca no segmento de gravação, sendo mais rápida que a maioria dos cortadores de diodo disponíveis – uma velocidade de gravação de 600 mm/s permite terminar os trabalhos de gravação em minutos. Ela pode cortar e gravar vários materiais comuns, incluindo madeira, papel, couro, tecido e acrílico opaco. A lista de gravuras é ainda mais longa, incluindo vidro escuro, metal pintado, tijolo, xisto e mármore.
Para gravar metal e plástico, também é oferecido um laser IR de 2W dedicado (1064nm). Além da maior potência, duas variantes menores, 20W e 10W, estão disponíveis para amadores e DIYers.
O interior da xTool S1 é bastante espaçoso, apresentando uma área de trabalho de 60,8cm x 38,5cm, o que é 40% a mais do que os concorrentes oferecem. Este espaço é amplo para a maioria dos projetos DIY. A expansão do trabalho também é possível graças à tecnologia AutoPassthrough™ . Há um slot de passagem que permite trabalhar em objetos de até 3 metros de comprimento.
A maioria das máquinas possui um sistema de câmera para mapear projetos no material. O S1 avança com um avançado sistema Pin-point Positioning™ . Os usuários podem esboçar o layout do objeto no software marcando alguns pontos.
A xTool S1 pode gravar todos os tipos de superfícies , sejam planas, curvas ou cilíndricas. Sua tecnologia 3D Curve Engraving™ foi projetada para criar um modelo 3D da superfície, ajustando dinamicamente o foco para gravar superfícies irregulares e curvas. Para gravação em objetos cilíndricos, um acessório separado, o RA2 Pró, também está disponível.
A xTool S1 é um produto laser Classe 1 , projetado para uso doméstico com máxima segurança. A máquina vem com uma caixa fechada que contém laser e gases de escape. Não são necessários óculos de proteção, pois a máquina possui uma tampa com filtro de laser. Além disso, há um botão de parada de segurança com tampa aberta e um alerta de chama em 5 direções em caso de incêndio.
Usar a xTool S1 é simples com nosso software para iniciantes, xTool Creative Space (XCS). Você tem acesso a mais de 1.000 ideias de projetos e tutoriais para começar. O suporte para o popular software de laser Lightburn também está presente.
Características principais:
- O laser de diodo fechado mais potente do mundo;
- Disponível em 40W, 20W e, futuramente, 10W;
- Módulo IR de 2W para gravação em metal e plástico;
- Produto Laser Classe 1;
- Suporta gravação em superfícies rotativas e curvas.
Melhor gravador e cortador a laser CO2
CNET, TomsHardware, CreativeBloq – todos os principais sites de avaliação declararam a xTool P2 como o melhor cortador e gravador a laser CO2. A xTool P2 é uma potência com potência óptica de 55 W e velocidade máxima de gravação de 600 mm/s. Possui melhor eficiência de absorção do que um laser de diodo e pode cortar material três vezes mais rápido em comparação com um laser de diodo.
Internamente, a máquina é bastante espaçosa, com área de trabalho 66cm x 35,5cm. Isso pode ser expandido ainda mais com um slot de passagem automatizado (tecnologia AutoPassthrough™) que permite trabalhar em objetos de até 3 metros de comprimento.
Por dentro, a xTool P2 também possui um sistema de câmera dupla de 16 MP . Eles fornecem visualizações em tempo real do espaço de trabalho e permitem arrastar e soltar designs diretamente nos materiais. A gravação em vários objetos, ou seja, gravação em lote, também é suportada. Seu inteligente DistiMaster™ Ranging System usa tecnologia LIDAR para fornecer medições precisas, permitindo cortes mais precisos.
A xTool P2 possui tecnologia CurveAce™ que permite trabalhar em superfícies curvas e irregulares. A máquina cria um modelo 3D de objetos e depois mapeia o desenho diretamente na superfície do material.
Com a potência vem a necessidade de mais cautela e, sabendo disso, o xTool adicionou vários recursos de segurança a xTool P2. A máquina trava automaticamente durante a operação e inclui um botão de parada de emergência, um sistema de alerta múltiplo e um excelente sistema de exaustão. Mais importante ainda, a máquina está totalmente fechada, eliminando qualquer risco de exposição ao laser. A xTool P2 também vem com kit de segurança contra incêndio – o primeiro kit do mundo nesta categoria.
A xTool P2 foi projetado para uma variedade de pequenas empresas . Quer você seja um marceneiro que deseja decorar e personalizar itens de madeira, um designer de joias que deseja criar acessórios de acrílico elegantes ou um planejador de eventos que deseja personalizar casamentos e festas, a xTool P2 é a melhor ferramenta para se ter.
Características principais
- Módulo laser: CO2 de 55W
- Velocidade máxima de gravação: 600 mm/s
- Tamanho da área de trabalho: 66 x 35,5 centímetros
- Sistema de câmera: dupla de 16 MP
- Tecnologia CurveAce para trabalhar em superfícies curvas
- Suporta gravação rotativa
Conclusão
Os lasers de CO2 e diodo são diferentes entre si em vários aspectos. A principal diferença está no princípio de funcionamento. Para um usuário, a diferença está no custo, nos materiais que pode cortar/gravar, na velocidade, na vida útil e na potência. Para pequenas empresas, um laser CO2 é a opção perfeita. Se quiser trabalhar com não metais que não são compatíveis com lasers de diodo, você pode usar um laser de CO2.
Quer saber mais sobre a xTool? Acompanhe nossos canais
- Instagram: xtool.brasil
- Youtube: xTool Brasil
- Loja: MyxTool
- xTool Brasil: guia das máquinas de gravação e corte a laser
Comentários
Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar.